Diversas especialidades médicas
ao seu alcance

Relacionamentos abusivos: Quais os sinais?

Relacionamentos abusivos: Quais os sinais?
21 Jun

Relacionamentos abusivos: Quais os sinais?

Você sabe o que é e como identificar um relacionamento abusivo? Por ser uma questão complexa e até sutil, as atitudes e ações que fazem um relacionamento ser tóxico para uma ou ambas as partes de um casal são difíceis de serem identificadas.

Para começar essa conversa, temos que estabelecer uma palavra muito importante – parceria. Todos os relacionamentos são uma parceria e cooperação sentimental em todos os momentos. Ainda mais que existem muitos estigmas a serem quebrados na nossa sociedade na parte de relacionamentos.

Ainda existe uma grande dificuldade para casais compreenderem que os abusos em um relacionamento vão muito além da violência física, podendo acontecer de forma verbal, psicológica e até financeira.

A partir dessa dificuldade, vamos descrever sinais de que está acontecendo um relacionamento abusivo. Lembrando que esse material tem cunho apenas informativo, se você sente que está em uma condição de acordo com esses sinais, a recomendação é buscar ajuda profissional de uma psicóloga.

Ciúmes excessivo

Ciúmes pode ser comum em qualquer casal. Contudo, usar o sentimento de insegurança como desculpa para atitudes tóxicas como hipervigilância ou controle das ações do outro, passa a não ser saudável.

Sem diálogo entre as partes para que essas inseguranças sejam contornadas, isso passa a ser predominante na relação e a prejudica.

Invalidação de sentimentos

Quando alguém está chateado ou triste com algo, busca-se o desabafo e até a procura de um conselho com o parceiro e, quando ele invalida isso, faz com que esses sentimentos sejam reprimidos.

Conforme essa invalidação é constante, a parte reprimida passa a achar que as suas dificuldades são não são relevantes e nem vê que está com uma pessoa que dá pouco valor para o que o parceiro pensa ou acredita. Isso acontece comumente a partir de frases como: “isso é coisa da sua cabeça”, ou “isso é tudo bobagem, não é nada de mais”.

Chantagem emocional

Quando ocorre uma briga de casal por discordarem, o certo é chegar em um consenso, mas, quando se está em um relacionamento abusivo, o manipulador usa das fraquezas da outra parte para ter controle sob suas ações e ter sua visão como a única certa da história.

Afastamento de outras pessoas

Uma parte que se liga muito ao ciúme excessivo, o lado tóxico da relação, por não aceitar certas amizades do par (e em casos mais graves, até familiares), passa a tentar afastar o casal de todos e ter só para si.

Essa situação é preocupante, porque faz com que a parte manipulada seja dependente do “abusador”.

Invasão de privacidade

Tanto o namoro quanto o casamento têm o compartilhamento, de experiências, pensamentos e o amor. Mas, é importante lembrar que todo mundo tem sua vida própria, sonhos e objetivos individuais, além do casal.

Quando uma das partes não respeita isso e passa a querer saber todos os detalhes da sua vida, ela não respeita limites da sua privacidade, além de utilizar de mentiras e chantagens para justificar o monitoramento excessivo.

Esses são alguns exemplos do que acontece em relacionamentos abusivos, outros casos que ocorrem são: controle financeiro desregulado, invalidar a autoestima e ameaças. Seja qual for o caso que ocorra no seu relacionamento, não guarde para si, procure ajuda psicológica o quanto antes para que você possa sair dessa condição.

Entre em contato com a MedSim para agendar sua consulta e lembre-se, você nunca está sozinha, ou sozinho. Para ficar por dentro das nossas novidades, siga-nos nas redes sociais, estamos no Facebook e no Instagram.


Voltar para a Listagem