Diversas especialidades médicas
ao seu alcance

Tipos de aparelhos dentários

Tipos de aparelhos dentários
09 Mar

Tipos de aparelhos dentários

A ortodontia é um procedimento que visa cuidar da posição dos dentes na arcada dentária. E vai muito além da função estética, a ortodontia também tem a finalidade de cuidar da saúde bucal e outros fatores que envolvem a boca.

São eles:

Respiração;

Deglutição;

Fala;

Articulação bucal;

Ter os dentes alinhados é muito importante para a sua saúde! Por isso, muitos precisam desse procedimento para ter um sorriso equilibrado.

E então ficam as pergunta: quais são os tipos de aparelhos ortodônticos? Qual é a melhor opção para mim? Cada aparelho é desenvolvido para uma necessidade do paciente, por isso, é necessário fazer uma avaliação para saber qual a melhor opção de aparelho para você.

Agora, vamos conhecer quais os aparelhos ortodônticos que existem e suas diferenças. Assim, quando você agendar sua consulta com nosso time de especialistas já saberá muito sobre o assunto e poderá esclarecer ainda mais.

Aparelho fixo metálico

Você já ouviu falar, não é mesmo? Ele é feito de fios, bandas e bráquetes, além de as borrachinhas serem necessárias. A principal vantagem é sua eficiência altamente comprovada, tanto que é a opção mais buscada.

O aparelho fixo metálico é de fácil manutenção, ou seja, consultar-se regularmente com um dentista pode dar mais segurança durante o processo.

Aparelho fixo estético

Seu nome já indica o foco: é um aparelho com foco em ter uma estética agradável ao ser colocado nos dentes. Eles podem ser feitos de 3 materiais:

Policarbonato – feito em resina plástica e as peças são de cor branca, para que o aparelho seja mais discreto.

Porcelana – de uma cor ainda mais discreta, um branco leitoso, são menores e mais resistentes que os de policarbonato e as peças têm uma cor mais durável. Seu preço é mais elevado.

Safira – É o mais discreto dos 3 modelos, pois sua composição de porcelana monocristalina se assemelha com vidro, é imperceptível por se adaptar à cor dos dentes. Ele também é o mais fácil de ser higienizado, mas tem o custo mais elevado dos 3, que se compensa por essas qualidades.

Aparelho autoligado

Mais um com confecção em metal, o fio ortodôntico é preso ao bráquete, ou seja, ele não precisa das borrachinhas e seu uso é mais confortável, além de que seu tratamento é mais rápido e efetivo.

Se o paciente optar, hoje, existem os aparelhos autoligados feitos de porcelana e safira, assim como o aparelho fixo estético.

Aparelho lingual

É também conhecido como aparelho invisível. Ele é confeccionado com os mesmos materiais que o modelo tradicional, mas é posicionado na parte de trás dos dentes. Ou seja, ninguém vai ver o aparelho durante o tratamento ortodôntico.

Ele é indicado para praticantes de esportes que possam ter impactos, principal causador de cortes por causa do aparelho, mas, se for benéfico e de escolha do paciente, pode ser usado sem problema algum.

Esse aparelho exige um pouco mais de comprometimento do paciente também. Por ficar na parte de trás da boca, ele é mais difícil de limpar, ou seja, precisa de cuidado constante.

Alinhadores transparentes

A opção mais moderna no mercado ortodôntico, são feitos sob medida, de acordo com a arcada dentária do cliente e sua necessidade, através da computação e diversas análises.

Ele se encaixa perfeitamente na boca, devem ser removidos quando você for comer ou escovar os dentes. Seus principais benefícios são o conforto e são os mais discretos de todos.

Expansor palatino

O aparelho expansor palatino é para casos específicos, com foco em corrigir a mordida do paciente ou aumentar o tamanho do céu da boca (o palato). É mais indicado para ser usado em crianças com essa condição da mordida.

Ele também ajuda no tratamento de bruxismo, quando ocorrem mordidas cruzadas e ranger dos dentes. Com esse reposicionamento, ele facilita a mastigação.

Aparelho móvel

Depois do processo de uso de qualquer um dos aparelhos citados, o aparelho removível é uma contenção com o objetivo de que a arcada dentária não retorne à posição inicial do tratamento.

Ou seja, é para pacientes que já utilizaram o aparelho e estão no fim do procedimento.

Como você pode ver, existem diversos aparelhos, cada um para condições diferentes. Para você saber mais sobre qual a sua necessidade e qual a melhor opção de tratamento ortodôntico, agende sua consulta conosco. Nossos profissionais estão prontos para cuidar do seu sorriso.

Para ficar por dentro de mais novidades, siga-nos nas redes sociais – Facebook e Instagram.


Voltar para a Listagem