Diversas especialidades médicas
ao seu alcance

Óculos e lente de contato: qual a diferença?

Óculos e lente de contato: qual a diferença?
28 Jan

Óculos e lente de contato: qual a diferença?

A visão é um dos cinco sentidos dos seres vivos e permite que os seres humanos aprimorem a percepção do mundo. O olho humano é o órgão responsável pela visão do ser humano e é capaz de distinguir cerca de 10 milhões de cores.

Nosso olho é fantástico e igualmente sensível. Com o uso recorrente e diário de eletrônicos, nossa visão pode sofrer algumas agressões, desenvolvendo certos problemas de visão como o astigmatismo e a miopia, que são frequentes em toda a população mundial.

Vamos entender um pouco mais sobre essas perturbações visuais.

Miopia

A miopia faz com que o olho humano tenha dificuldades para focalizar na imagem de objetos mais distantes.

Astigmatismo

O astigmatismo faz com que a visão fique embaçada ou borrada, tanto de longe quanto de perto.

Pode ficar calmo, pois ambos os problemas possuem métodos para serem corrigidos. Você pode usar óculos lentes de contato ou até mesmo optar por realizar uma cirurgia refrativa. Vamos falar um pouco mais sobre cada solução.

Óculos

Apresentam maior variedade de função. Além da correção necessária, muitas versões modernas aparecem com outras características, como tratamento contra riscos, antirreflexo e até aqueles que filtram a luz danosa, que é emitida por computadores, televisões e celulares.

A correção com óculos é feita com lentes negativas de valor igual, para neutralizar o acréscimo de convergência do olho.

Lentes de contato

Podemos dizer que existem duas categorias de lentes: as rígidas e as gelatinosas:

→ As rígidas são a opção mais recomendada para quem possui altos graus de problemas de visão. Como seu nome diz, ela é firme, resistente a bactérias e duradoura;

→ As gelatinosas são maiores e mais finas que as rígidas, são recomendadas para graus menores e permitem maior passagem de oxigênio.

São muitas alternativas e com certeza a pergunta é:

O que é melhor para Miopia e Astigmatismo, uso óculos ou lentes?

Os dois são efetivos na melhora da miopia e do astigmatismo, então, tanto óculos quanto as lentes podem ser usadas em casos de miopia e astigmatismo.

A escolha de qual usar varia das preferências do paciente. Normalmente, prioriza-se o uso inicial de óculos e, após um tempo testar as lentes de contato. É necessário ter cuidado ao testar as lentes para ver o quão bem o indivíduo se adapta ao uso diário.

Ainda sim, existe uma terceira opção, a Cirurgia Refrataria.

Cirurgia Refrataria

Antes de tudo, é necessário lembrar que todos os passos sejam orientados por um oftalmologista. Não se baseie em fontes não confiáveis e não faça exame de vista grátis.

A cirurgia para correção de miopia e astigmatismo permite corrigir, simultaneamente, os dois erros refrativos, realizando assim apenas uma operação.

Uma das vantagens da cirurgia está no pós-operatório, já que a recuperação é rápida, pois é um procedimento feito em ambulatório não necessitando internação.

O tempo de recuperação é curto, pacientes levam uma vida normal, em até um dia após a operação, mas lembramos que cada pessoa difere, com esse tempo podendo variar.

Reiteramos, sempre consulte um oftalmologista, afinal ele é o médico especialista e responsável por cuidar dos olhos, pálpebras e cílios, detectando e tratando as mais diversas patologias que acometem a visão.

A seguir, confira quais os principais motivos para procurar e realizar consultas oftalmológicas frequentemente:

Dificuldade para enxergar

Principal motivo para procurar um oftalmologista. Vista embaçada, dores de cabeça frequentes, percebeu que está cada vez mais difícil enxergar placas de trânsito ou ainda mais dificuldade para enxergar a lousa, visite o consultório oftalmológico o mais rápido possível.

Diabetes ou hipertensão

Caso você possua diabetes ou hipertensão, já sabe o porquê visitar o oftalmologista, isso porque em longo prazo, essas patologias podem causar sérios danos a visão.

Coceira nos olhos

Coçar os olhos ou qualquer outro incomodo, seja irritação, vermelhidão, ardência ou dor é mais um motivo para procurar um oftalmologista.

A única forma de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças oculares é através de consultas periódicas com um oftalmologista. Evite o autodiagnóstico.

Agora que você está bem informado, como está a saúde dos seus olhos? Que tal agendar uma consulta? Basta clicar aqui!

Siga a Medsim nas redes sociais – Facebook e Instagram – e fique por dentro.


Voltar para a Listagem