Diversas especialidades médicas
ao seu alcance

Novembro Azul: Cuide-se, previna-se!

Novembro Azul: Cuide-se, previna-se!
05 Nov

Novembro Azul: Cuide-se, previna-se!

Chegou o mês de Novembro, e nesse mês, fala-se da campanha que reforça a importância da prevenção dos homens quanto ao câncer de próstata, conhecida como Novembro Azul.

O Novembro Azul ocorre no mundo todo e seu principal objetivo é alertar a respeito da necessidade de prevenção e realização do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A campanha é realizada através de ações que objetivam promover uma mudança nos hábitos masculinos, mostrando, principalmente, a importância da realização de consultas e de exames de rotina, derrubando tabus e preconceitos que ainda impedem os homens de cuidar da saúde, tardando o diagnóstico.Dessa forma, estimulando os homens a manterem uma rotina que promova a saúde e bem-estar.

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) no Brasil, este tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. É considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, porém, isso não significa que os mais jovens não devem tomar os devidos cuidados, pois o câncer se manifesta de forma silenciosa.

Como posso aumentar a prevenção ao câncer de próstata?

Algumas atitudes são essenciais para garantir sua saúde e bem-estar. Elas são:

Manter uma alimentação saudável;

Praticar atividades físicas com frequência;

Evitar o consumo de tabaco e bebidas alcoólicas;

Realizar atividades ao ar livre, como caminhadas;

Manter em dia os exames de rotina.

A descoberta precoce do câncer possibilitar melhor chance de tratamento. Ou seja, diagnosticar o tumor em fase inicial aumenta as chances de cura do paciente de forma significativa.

Sinais de alerta!

Confira alguns sinais e sintomas aos quais você precisa se atentar:

Dificuldade de urinar;

Diminuição do jato de urina;

Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite;

Sangue na urina.

Caso você tenha algum dos sintomas acima, procure imediatamente um médico.

Na MedSim, contamos com clínicos gerais que farão uma análise dos seus sintomas e indicarão os médicos especialistas que farão o procedimento correto para o seu caso. Afinal, este profissional tem uma visão global do organismo humano e estará preparado para proceder aos diversos diagnósticos.

Realize seu check-up com nossos profissionais e tenha sua saúde em dia. Entre em contato e agende uma consulta!


Voltar para a Listagem