Diversas especialidades médicas
ao seu alcance

Home Office e o agravamento das doenças oculares

Home Office e o agravamento das doenças oculares
13 Out

Home Office e o agravamento das doenças oculares

O período atual trouxe uma avalanche de transformações para a população mundial. Devido a crise instalada pela proliferação do CoronaVírus, no âmbito corporativo, muitas empresas tiveram que adotar, de forma inesperada, o regime de home office (trabalho em casa). Esse novo modelo de trabalho transformou os espaços residenciais e exigiu uma adaptação na rotina da casa, conciliando as atividades de trabalho, como montar equipamentos e estabelecer horários, com preparar o almoço, e, na maioria dos casos, lidar com a família.

É evidente que estando em casa com tantas outras funções, você tende a realizar mais tarefas que necessitam do uso ocular, o que tem causado um aumento significativo de doenças relacionadas aos olhos. As doenças agravadas pelo uso excessivo da visão, na maioria dos casos, são causadas pela exposição em excesso nas telas dos dispositivos eletrônicos.

Essa exposição pode prejudicar os olhos, porque a luz emitida por ela é tóxica para a retina. Quando passamos mais tempo forçando a visão em telas, o número de vezes que se pisca diminui, e isso pode gerar um ressecamento devido à dificuldade de lubrificação ocular, gerando desconforto aos olhos. Por esse fator, deve-se manter um certo cuidado ao período que se utiliza esses métodos de trabalho.

Uma pesquisa da Revista Examemostrou que na última semana de março o

uso do Wi-Fi apenas em aparelhos celulares no Brasil aumentou 70% com relação ao início do ano. O avanço do vírus COVID-19 no país tem a ver com esse dado, o que explica o agravamento de doenças oculares, pois com essa mudança de rotina é inevitável que o trabalho e o lazer exijam mais dos nossos olhos.

Cuidado com as receitas caseiras!

Leonardo da Vinci diz que os olhos são a janela da alma e o espelho do mundo. Ninguém duvida do autor da famosa tela de Mona Lisa que está exposta com seu misterioso olhar, no Museu do Louvre em Paris. E muito menos da importância que esse órgão possui para o ser humano, por isso mesmo devemos cuidar muito bem da nossa saúde oftalmológica.

Portanto, não se exponha a riscos seguindo receitas caseiras sem indicação de um profissional, que podem causar sérios problemas oculares e danificar o sua visão. As emergências de hospitais e clínicas oftalmológicas colecionam casos em que os olhos de crianças e adultos são postos à prova por conta dessas receitas.

Tipos de doenças que podem causar problemas oculares

Se você possui diabetes, fique atento! Taxas altas de glicemia comprometem a saúde ocular e podem causar descolamento de retina, hemorragia, glaucoma e catarata. Toda pessoa que tem diabetes deve fazer anualmente o mapeamento da retina para verificar se há danos causados pela doença.

Ao sentir qualquer desconforto, consulte um oftalmologista

Mesmo em situações corriqueiras vale a pena ir ao oftalmologista, principalmente se o desconforto persistir (ainda que seja mínimo). Tudo que comprometa a sua visão tem a necessidade de ser acompanhado por um especialista.

Geralmente, o médico aplicará um colírio próprio para conseguir observar todos os possíveis objetos que estejam retidos na região ocular. Depois, ele avalia qual o melhor método de extrair a partícula e se há necessidade de prescrever algum tratamento.

Na Medsim, possuímos profissionais especializados para atender a sua necessidade. Estamos operando com um maior espaçamento entre os horários e seguindo rigorosos processos de higienização para todos os ambientes e equipamentos da clínica. Assim, você garante uma consulta segura para sua saúde, caso esteja lidando com algum desconforto ocular. Você pode agendar a sua consulta conosco entrando em contato!


Voltar para a Listagem