Diversas especialidades médicas
ao seu alcance

Antes da Páscoa, vamos ver alguns significados?

Antes da Páscoa, vamos ver alguns significados?
30 Mar

Antes da Páscoa, vamos ver alguns significados?

Alguns símbolos da páscoa têm origem nas antigas comemorações europeias da entrada da primavera e representam esperança e renovação.

Para os cristãos, a Páscoa representa a Ressurreição de Cristo. Para os judeus, representa a libertação da escravidão, do que decorre que ambas culturas celebram a esperança e o surgimento da nova vida.

Quer seja no hebraico Pessach, no latim Pascae ou no grego Paska, a palavra Páscoa significa “passagem”.

Coelho

O coelho (símbolo do nascimento, da esperança e da fertilidade) representa a nova vida, numa referência à ressurreição de Cristo, que aconteceu no terceiro dia após sua morte.

Ovos de Páscoa

Da mesma forma, o ovo da páscoa simboliza nascimento, renovação periódica da natureza, cuja imagem aparece agregada ao coelho.

Assim, entre alguns povos da Antiguidade era comum a troca de ovos cozidos e pintados no início da primavera. Esse costume passou a ser adotado pelos cristãos, de onde resulta a tradição de oferecer ovos de chocolate na Páscoa.

Peixe

O peixe é um símbolo cristão que representa a vida. Ele foi usado como um símbolo secreto pelos primeiros cristãos que eram perseguidos.

A palavra peixe, em grego Ichthys é um ideograma da frase “IesousChristos Theou Yios Soter”, que significa “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”.

É costume se abster de carne na Sexta-feira Santa, de modo que o peixe é consumido em substituição.

Cordeiro

Para cristãos e judeus, o cordeiro representa o sacrifício feito por Cristo para salvar a humanidade.

Possivelmente essa referência do cordeiro com Jesus Cristo tem origem no sacrifício realizado nos templos judeus durante a Páscoa. Um cordeiro puro era oferecido para ser sacrificado com o intuito de pagar pelos erros cometidos.

Na Escritura Sagrada a palavra cordeiro é algumas vezes mencionada com o significado de Cristo.

Pão e Vinho

Símbolos do corpo e do sangue de Cristo, o pão e o vinho constituem um dos símbolos pascais que representam a vida eterna associando, assim, à ressurreição de Jesus.

A “Última Ceia” ocorreu dias antes das festividades da páscoa, momento no qual Jesus partilha o pão e o vinho com seus 12 apóstolos.

Círio Pascal

As velas ou os círios pascais marcados pelas letras gregas alfa e ômegarepresentam o início e o fim. Eles simbolizam a Ressurreição de Jesus ou a luz de Cristo que ilumina os caminhos da humanidade.

Sinos

No Domingo de Páscoa, o badalar dos sinos na Igreja representa o dia de celebração e amor. Esse badalar sinaliza o fim da Quaresma (penitência de 40 dias feita pelos fiéis antes da Páscoa).

Colomba Pascal

De origem italiana, a colomba pascal é um tipo de rosca (pão doce) em forma de pomba. No Cristianismo, a pomba simboliza o Espírito Santo e a Paz.

Páscoa Cristã

A Páscoa é considerada um dos eventos religiosos mais importantes para os cristãos.

Durante a semana que antecede o Domingo de Páscoa são realizadas celebrações que recordam os acontecimento antes da morte e ressurreição de Jesus.

São elas Domingo de Ramos, quinta e sexta-feira santas.

Saiba mais sobre o Domingo de Ramos em Ramo. E não deixe de conhecer a simbologia do Crucifixo.

Páscoa Judaica

Essa é também uma festa importante para os judeus. Para eles, essa festa celebra a sua libertação, a fuga para o Egito.

O "sederer" - como é chamada a refeição feita na Páscoa - é composta pelos seguintes alimentos:

Charoset (pasta feita de frutos e nozes). É uma referência à argamassa utilizada pelos judeus na construção dos palácios no Egito.Costela de cordeiro - representa os cordeiros sacrificados durante a festa pelos judaicos.Ervas amargas - representam a aflição e o sofrimento decorrentes da escravidão. Essas ervas são mergulhadas na água salgada a qual, por sua vez, representa a lágrimas dos judeus escravizados.Ovo cozido - representa um novo ciclo de vida.Pão Matzá (um pão que não é levedado). É numa referência à rapidez com que os judeus tiveram de abandonar o Egito, sem que houvesse tempo hábil para que o pão levedasse.Salsa - representa a inferioridade do povo judeu.

Fonte: Dicionário de Símbolos


Voltar para a Listagem