Diversas especialidades médicas
ao seu alcance

Vamos falar sobre o tratamento para o Alcoolismo?

Vamos falar sobre o tratamento para o Alcoolismo?
18 Fev

Vamos falar sobre o tratamento para o Alcoolismo?

Odia 18 fevereiro é uma data muito importante, o Dia do Combate ao Alcoolismo. É um assunto que precisam de muita atenção, pois as estatísticas envolvendo os jovens e o alcoolismo são preocupantes.

Vamos entender um pouco mais sobre a dependência de bebidas alcoólicas e a principal forma de tratamento: o atendimento psicológico e o tratamento psiquiátrico.

O Alcoolismo

A dependência de bebidas alcoólicas é uma doença crônica, pode ocorrer em qualquer pessoa que beba com frequência. Uma pessoa dependente sofre de alguns sintomas como a ressaca frequente, memória fraca e a coordenação motora é enfraquecida.

Por mais que seja muito comum de sabermos sobre o alcoolismo em adultos, a sociedade precisa ficar alerta sobre a presença da doença entre jovens.

Conforme dados da Unifesp, 60% de adolescentes menores de 18 anos já experimentaram bebidas alcoólicas e, 15% desses, têm entre 10 e 12 anos.

São muitos os motivos sociais e psicológicos que influenciam essa parte da população a procurar o consumo, mesmo que seja contra lei para menores de 18 anos. Alguns exemplos são:

Pressão social;

Irresponsabilidade;

Busca por formas de escapar dos problemas.

São motivadores bem grandes para que jovens busquem respostas imediatas, mesmo que não resolvam suas carências, diferente de um tratamento psicológico ou psiquiátrico, que é uma melhora de longo prazo.

A bebida alcoólica é uma droga que pode ser vendida por ter a finalidade do divertimento, mas, como o dado anterior comprova, jovens menores de 18 anos têm acesso às bebidas (por meios que precisam ser identificados e resolvidos), o que dá início ao problema.

Já o que piora é a falta de limites por parte dos jovens, eles não têm um filtro sobre a quantidade que consomem, tanto que, de acordo com o IBGE, 27% das pessoas entre 18 e 24 anos bebem uma vez por semana, no mínimo.

O tratamento

Novamente, a busca por ajuda profissional de um psicólogo e um psiquiatra são necessários para que jovens e adultos dependentes, tanto de bebidas quanto de químicos, tenham um tratamento apropriado, de forma que tenham um processo de cura gradual.

Primeiro, pois não há cura imediata para a dependência e, segundo, porque o tratamento psicológico e psiquiátrico visa uma melhora em longo prazo, de forma que o paciente não tenha recaídas ou dificuldades, que trate a fonte de suas dificuldades psicológicas.

Como posso ajudar quem conheço?

Se você conhece quem tenha uma dependência, direcione para a busca de tratamento. Ouça e apoie sem julgamentos, a empatia é importante para que o paciente queira melhorar.

Na MedSim, contamos com profissionais psicólogos e psiquiatras para lhe atender. Clique em seus nomes para agendar uma consulta.

Para ficar por dentro de mais novidades da MedSim, siga-nos nas redes sociais – estamos no Facebook e no Instagram.


Voltar para a Listagem