Diversas especialidades médicas
ao seu alcance

Oftalmologista: Conheça os sintomas que mostram que você precisa de um

Oftalmologista: Conheça os sintomas que mostram que você precisa de um
01 Out

Oftalmologista: Conheça os sintomas que mostram que você precisa de um

Acha que precisa de um Oftalmologista?

Bom, se percebeu vermelhidão nos olhos, visão embaçada ou dupla, sensibilidade à luz, manchas e até mesmo dificuldade para diferenciar as cores, então pode apostar que você deve sim agendar uma consulta!

E a orientação, caso tenha qualquer um desses sintomas, é que procure o profissional o quanto antes, afinal, se o problema não for diagnosticado e tratado a tempo, a sua vista corre até o risco de ficar comprometida. Em alguns casos, pode ocorrer, inclusive, a sua perda total.

Mas antes, é importante que conheça a fundo todos esses sintomas, concorda?

Se quer saber mais sobre eles, faça a leitura desse artigo, mas não hesite em procurar um bom oftalmologista se for preciso!

Quais são os sintomas que mostram a necessidade de procurar um oftalmologista?

Entre os sintomas que indicam que você deve procurar um oftalmologista imediatamente estão:

Vermelhidão

Existem diversos fatores que podem causar vermelhidão nos olhos.

Entre eles estão a conjuntivite, a uveíte, que é uma inflamação na parte interna do globo ocular, o glaucoma e a esclerite, que é a inflamação da parte branca.

Mas a vermelhidão também pode acontecer por uma exposição a agentes externos, como o cloro e a radiação solar, ou por infecção por bactérias e vírus.

Seja qual for a situação, é muito importante que agende imediatamente a sua consulta com o oftalmologista antes de aplicar qualquer substância nos olhos, pois dependendo da composição da fórmula, você pode até piorar.

Visão embaçada

Se a sua visão ficar embaçada, ao ponto de não conseguir enxergar alguns detalhes com nitidez, é essencial que procure um bom oftalmologista.

Esse sintoma pode ser uma vista cansada, chamada de presbiopia, ou até glaucoma, DMRI (degeneração macular relacionada à idade) e catarata.

Visão dupla

A visão dupla pode estar relacionada com questões muito discrepantes, como o estrabismo, a diabetes, uma diferença de grau e até mesmo um acidente vascular cerebral (AVC).

Se identificar esse sintoma, é importante que procure um médico imediatamente.

Sensibilidade à luz

Percebeu que está com uma sensibilidade incomum à luz? Então fique atento!

Ela pode ser uma lesão na córnea, um edema macular diabético ou até uma DMRI.

Mas o sintoma, também chamado de fotofobia, talvez tenha aparecido apenas por conta das horas e horas de trabalho em frente ao computador.

Independentemente do contexto, identificando essa sensação, é importante que não deixe passar e procure um oftalmologista.

Manchas

Caso perceba algumas machinhas nos olhos, é essencial que agende rapidamente a sua consulta ao oftalmologista.

Elas podem estar relacionadas com catarata, deslocamento da retina, DMRI ou até hemorragia vítrea.

Dificuldade em diferenciar as cores

O daltonismo é justamente a doença que vem à mente quando se fala em dificuldade em diferenciar as cores, mas o sintoma pode ser também glaucoma, DMRI e catarata.

Na dúvida, fale com o oftalmologista e busque informações.

Agora que já sabe quais são os sintomas que mostram que você precisa de um oftalmologista, não hesite em procurá-lo e evite problemas maiores para a sua visão!


Voltar para a Listagem