Diversas especialidades médicas
ao seu alcance

Métodos contraceptivos: qual devo usar?

Métodos contraceptivos: qual devo usar?
19 Abr

Métodos contraceptivos: qual devo usar?

Os métodos contraceptivos evoluíram muito com o passar dos anos. E com essa evolução, surgem muitas dúvidas de qual método é o mais indicado para cada caso. Vamos falar aqui, no blog da MedSim, sobre os métodos contraceptivos de via oral e intrauterinos.

Este conteúdo especial que desenvolvemos tem o intuito informativo, mas, para saber qual a melhor opção para o seu organismo, é muito importante que você agende uma consulta com um especialista: o ginecologista.

Métodos contraceptivos via oral

Também conhecidos como pílula anticoncepcional, são um remédio feito a partir de dois hormônios produzidos pelo nosso corpo: o estrogênio e a progesterona. Com o consumo desses hormônios, o corpo da mulher entende que não pode engravidar.

Inclusive, a progesterona é produzida pelo corpo feminino durante uma gestação, por isso, o cérebro entende essa carga hormonal como uma “gravidez”. Com essa carga hormonal, o ovário da mulher não produz óvulos e a fecundação não ocorre.

Existem dois anticoncepcionais: de 21 dias ou 28 dias. No primeiro caso, após 21 dias tomando as pílulas, há um intervalo de 7 dias até voltar a tomar de novo. Enquanto isso, no de 28 dias há um intervalo de 4 dias.

Novamente, a escolha de qual pílula anticoncepcional, se for o método apropriado, deve ser feita a partir de uma orientação profissional de uma ginecologista.

Método contraceptivo intrauterino DIU

O DIU é um produto contraceptivo feito de plástico em formato de T e é flexível para ser posto no útero. A introdução do DIU deve ser feita por um ginecologista, assim como sua avaliação periódica e remoção. Seu uso pode ser iniciado a qualquer momento, mas, a colocação é recomendada nos 12 primeiros dias do ciclo menstrual.

Os principais benefícios do DIU são sua eficácia contraceptiva e a durabilidade. Seja qual for a categoria de DIU inserido no útero, ele tem uma eficácia de 99% para mais, além disso, pode permanecer de 5 a 10 anos no útero. Ele pode ser utilizado por uma mulher até 1 ano após a sua menopausa.

Existem 3 DIUs diferentes, de Cobre, Prata e o Mirena.

DIU de Cobre: é feito de plástico e revestido em Cobre, que libera pequenas quantidades desse material no útero, assim, impede a implantação do óvulo no útero e reduz a duração do espermatozoide masculino.

DIU de Prata: também feito de plástico, revestido com Cobre e Prata. O diferencial desse DIU para o anterior é que a Prata aumenta o efeito contraceptivo e diminui a possibilidade de oxidação do Cobre. Outro benefício é que a Prata ajuda a diminuir o fluxo menstrual.

DIU Mirena: esse DIU tem efeito hormonal, ou seja, libera hormônios no útero e não deixa o óvulo se fixar. Ele também deixa o muco do colo do útero mais espesso, criando uma espécie de tampão, impedindo a aproximação dos espermatozoides. O DIU Mirena tem duração de até 5 anos.

Ainda sim, é importante que a mulher realize exames periódicos para avaliar a condição do DIU e se é necessário trocá-lo. Por isso a consulta com o seu ginecologista é tão importante.

Procurando um especialista para colocar seu DIU? Agende a sua consulta com uma ginecologista MedSim, clique aqui. Quer ficar por dentro de nossas novidades? Siga a MedSim nas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram.


Voltar para a Listagem