Diversas especialidades médicas
ao seu alcance

Cuide da sua saúde no inverno!

Cuide da sua saúde no inverno!
06 Jul

Cuide da sua saúde no inverno!

É de conhecimento comum que, no inverno, as pessoas ficam resfriadas ou gripadas com mais facilidade. Por que isso acontece?

O vírus Influenza, responsável pelo maior número de pessoas gripadas, possui maior resistência ao frio, por isso, no inverno ele tem mais durabilidade e chance de alcançar o organismo humano.

Mas, isso não significa que só porque está frio, as pessoas vão ficar gripadas. Em épocas de chuvas no nordeste, a região passa por uma crescente do número de casos também. Ou seja, vai além da estação e sim do nosso cuidado!

Aprendemos com a gripe Covid-19 que a proliferação do Coronavírus parte da aglomeração de pessoas infectadas e não infectadas que, através de gotículas espalhadas, acabam disseminando o vírus. É o mesmo princípio com o Influenza.

Outros dois fatores que devem ser considerados são referentes ao nosso organismo. Primeiramente, o tempo é mais fechado, logo, sorvemos menos vitamina D do sol, que é determinante para a nossa imunidade.

O outro é que, com o frio, os nossos cílios nasais, responsáveis por filtrar impurezas, estão mais parados, logo, há uma facilidade do vírus atacar pelo nosso sistema nasal! Tanto que as características mais marcantes da gripe do vírus Influenza é a tosse e as vias nasais mais trancadas!

Veja que, esses fatores são muito importantes com o tópico abordado acima da aglomeração. Como estamos com a imunidade baixa e os nossos cílios nasais com a movimentação menor, em um ambiente fechado e com muitas pessoas (o ônibus que você usa para ir ao trabalho ou voltar para casa), a possibilidade de o vírus proliferar é de muita facilidade!

Como posso cuidar mais?

Cuidar vai além de sair na rua com roupas quentes e que lhe protejam do clima. São diversas formas de se proteger e preservar a saúde de quem está ao seu redor!

Alimentação

Primeira e melhor parte, uma alimentação balanceada e saudável, recheada de frutas e verduras, lhe dão as vitaminas e nutrientes necessários para aumentar a sua imunidade!

Se você já estiver fazendo uma dieta, a alternativa é agendar um horário com a sua nutricionista e encontrar a forma de inserir esses alimentos no seu planejamento alimentar!

Cuidados básicos em ambientes

Devemos lembrar que a ausência de sintomas não significa estar imune ou não portar o vírus. Por isso, existem dois cuidados bem básicos que devem ser tomados em locais fechados com pessoas transitando!

O primeiro, cuidar ao tossir ou espirrar. Sempre cubra o nariz e a boca com um lenço ou, no pior dos casos, com o braço.

Já o segundo, manter a higiene básica. Lave suas mãos constantemente, afinal, você não sabe quem tocou antes onde você está tocando e o próximo também!

Evite deixar o corpo muito parado

Sabemos que, nesse frio, o maior desejo de qualquer um é ficar na cama, debaixo das cobertas. Mas, é importante que continuemos com o corpo se mexendo. Com o clima gelado, as nossas veias contraem-se nos extremos do nosso corpo, preservando o calor e saúde dos nossos órgãos internos.

A prática de exercícios e atividades faz com que o sangue circule mais pelo corpo, nos mantendo aquecido! É importante consultar um cardiologista com frequência para saber se há algum problema cardíaco e quais limitações físicas temos, para identificar quais exercícios podemos praticar!

A última dica que temos é para aquele assunto dos cílios nasais. Se você sai de casa com muita frequência para trabalhar, de vez em quando massageie seu nariz e seu arredor para influenciar o fluxo de sangue e calor! Assim, o nariz fica mais aquecido, assim como os cílios!

Lembrando que, se você estiver com sintomas de um resfriado, você pode agendar a sua consulta com um clínico geral na MedSim! É só entrar em contato!

Esperamos que tenha gostado das dicas e que elas tenham ajudado! Para ficar por dentro de mais novidades, siga-nos nas redes sociais – Facebook e Instagram!


Voltar para a Listagem