Diversas especialidades médicas
ao seu alcance

Covid-19: o que você precisa saber?

Covid-19: o que você precisa saber?
17 Mar

Covid-19: o que você precisa saber?

Além de já estar declarado em estado de Pandemia pela OMS, a Covid-19 não é uma doença grave se comparada a outras doenças (H1N1, por exemplo), mas ainda sim, o preocupante do Coronavírus é a facilidade de ele se espalhar em ambientes fechados.

Por isso, aqui, você tem todas as informações para evitar transmitir (caso você seja um portador do Coronavírus) e preservar a sua saúde contra a doença.

Vamos lá!

Contextualizando

O Coronavírus é, como dito no nome, um vírus que possui essa nomenclatura devido a sua aparência de coroa (quando visto por um microscópio). Ele surgiu na cidade de Wuhan (11 milhões de habitantes), província de Hubei, na China. A suspeita da origem das infecções é um grande mercado atacadista de peixes.

Desde dezembro de 2019, os casos foram se espalhando gradualmente, mas apenas em fevereiro de 2020 o vírus começou a ser considerado um problema de maior urgência. Antes, acreditava-se que poderia ser contido apenas na China.

Mas, devido o fato de o Coronavírus possuir uma grande facilidade de se espalhar a partir de pessoas infectadas, ele conseguiu sair da esfera do país asiático e está no mundo inteiro. Para ver a escala global, você pode acessar o site feito pela Johns Hopkins University, dos EUA. Link aqui.

Agora, como funciona a gripe Covid-19?

Como ele se espalha?

Como já dito acima, o Coronavírus possui muita facilidade de se espalhar. Em um ambiente fechado, ele permanece sob uma superfície por mais de 16 horas. Por isso, já notificamos de antemão que é preciso limpar mesas e semelhantes com bastante frequência.

Por pessoas, ele é transmissível por atravésdas gotículas corporais e contato como aperto de mão, abraços, beijos e, em casos como tosse e espirro, ele pode se espalhar pelas vias aéreas.

Certas espécies de animais podem transmiti-lo, mas os domésticos (cães, gatos, pássaros, peixes e roedores) não estão inclusos. Pode ficar bem tranquilo em relação aos seus!

Quais os sintomas do Covid-19?

Dentre os possíveis sintomas, estão:

Febre;

Dores corporais;

Dificuldade para respirar;

Tosse seca;

Diarreia;

Pneumonia.

Quem é afetado pelo Coronavírus?

Qualquer pessoa pode contrair os sintomas ou portar o vírus, mesmo que inativo. Ele estar ativo ou não, varia do sistema imunológico de cada um. Mas, normalmente, o vírus afeta mais as pessoas que possuem a imunidade baixa.

Por isso, idosos, crianças, pessoas que portam doenças como diabetes, o vírus HIV ou estão em situação de ter câncer, precisam de cuidado redobrado e seguir todas as orientações médicas.

Qual o tratamento?

Não existe um remédio ou vacina contra o coronavírus (ainda). Apenas remédios que aliviem os sintomas. Ainda sim, o mais apropriado é o repouso e quarentena de duas semanas.

Como evitar?

Adotar ou aumentar os seus hábitos de higiene. Em específico, lavar bem e usar álcool gel nas mãos (palmas, parte de cima, entre os dedos, nas pontas desses e até mesmo o pulso) e evitar contato com outras pessoas que tenham sintomas de gripe.

Além disso, higienize as mãos antes de passá-la no rosto, boca, nariz e olhos, evite locais com aglomeração de pessoas e não compartilhe objetos pessoais (copos, talheres ou o seu smartphone) com conhecidos e parentes.

Novamente, não há uma imunização, mas, tomar a vacina contra o vírus da gripe, o Influenza, garante que, caso os sintomas (que de ambas as doenças são semelhantes) surjam, há uma certeza maior que pode ser um caso de Covid-19. Logo, você pode tomar as medidas necessárias.

Importante ressaltar, de novo, que pessoas com imunidade baixa ou com doenças que facilitem a contração da doença devem seguir a risca os seus tratamentos e continuar evitando o contato com suspeitos de portar o Coronavírus.

Até o momento, é comprovado que não há nenhum chá, alimento ou semelhante que aumente a resistência à gripe Covid-19. O fundamental é continuar os hábitos de higiene recomendados.

Máscaras higiênicas de rosto são apenas para pessoas que portam o Coronavírus.

O que eu faço se eu estou com a gripe Covid-19?

Primeiro, se você está com os sintomas, você precisa tomar o cuidado se não é uma gripe comum ou a Covid-19. A orientação da OMS e do Ministério da Saúde é que você vá para casa, entre em contato com a Secretaria da Saúde do seu município. Eles vão lhe passar as orientações.

Evite hospitais porque eles são ambientes com pessoas propícias a, além de ser passíveis do Coronavírus, podem contrair os sintomas com muita facilidade.

Agora sim, as máscaras higiênicas podem ser utilizadas em caso de necessidade extrema para sair na rua.

Informe-se

Evite seguir correntes de grupos de WhatsApp ou Facebook. Procure jornais e fontes de informações confiáveis. Observe alguns links úteis abaixo.

Portal Coronavírus da GaúchaZH

Covid-19: Secretaria Estadual da Saúde do RS

Ministério da Saúde do Brasil

Organização Mundial da Saúde (OMS – o site está em inglês)

Reiterando, a gripe Covid-19 é sim uma pandemia, mas não é motivo para pânico. Fique calmo e dê tempo para a situação se estabilizar. Mantenha os hábitos de higiene constantes e procure a qualidade de fontes de informação.

Siga a MedSim nas redes sociais – Facebook e Instagram –, tome cuidado e até a próxima!


Voltar para a Listagem