Diversas especialidades médicas
ao seu alcance

Conheça o verdadeiro papel do Clínico Geral.

Conheça o verdadeiro papel do Clínico Geral.
27 Abr

Conheça o verdadeiro papel do Clínico Geral.

Diagnosticar é sem dúvida o principal papel do clínico. Um clínico bem preparado é capaz de diagnosticar quase a totalidade das patologias. Estudos mostraram que com uma boa entrevista (anamnese) o médico obtém o diagnóstico antes mesmo do exame físico e exames laboratoriais em 80 % dos casos. O diagnóstico é obtido em quase 100 % dos casos após exame físico e laboratorial.

Após diagnosticar, o clínico, tem que ter o discernimento para solucionar diretamente o problema (90% dos problemas que chegam ao clínico são solucionados por ele) ou encaminhar para o especialista solucionar o problema.

Papel não menos importante é o de acompanhar e representar o seu paciente na discussão com o especialista na decisão do tratamento. O especialista diante de uma solução mais invasiva (ex. cirurgia), tem que explicar para o clínico e demonstrar o porquê daquela solução ser a mais adequada.

Tudo isto associado a uma boa dose de carinho, atenção e espontaneidade. Vários estudos demonstram que a simples presença do médico da sua confiança, ou ainda um médico carinhoso e otimista, faz com que o paciente se recupere melhor e mais rapidamente da sua doença.


Voltar para a Listagem