Horário de Atendimento: Segunda à Sexta das 8h às 19h e Sábados das 8h às 12h

Como você está cuidando da sua saúde mental na quarentena?

Como você está cuidando da sua saúde mental na quarentena?
12 Ago

Como você está cuidando da sua saúde mental na quarentena?

Em época de isolamento social por conta da pandemia que chegou com o Coronavírus, têm se percebido um avanço nos agravamentos de doenças psicológicas e mentais. Isso acontece pelo fato de que somos obrigados a lidar com situações que jamais existiram antes, como o home office.

Um estudo realizado pelo psicólogo Alberto Filgueiras, da UERJ, sugeriu que a Ansiedade e a depressão duplicaram em um mês de quarentena no Brasil: “A prevalência de pessoas com estresse agudo na primeira coleta de dados foi de 6,9% contra 9,7%, na segunda. Para depressão, os números saltaram de 4,2% para 8,0%. Por último, no caso de crise aguda de ansiedade, vimos sair de 8,7% na primeira coleta para 14,9%, na segunda coleta” relata.

Esse estudo também mostra que risco psicológico é maior para quem mora com idosos, têm doenças preexistentes ou precisa trabalhar fora de casa.

Sintomas

Os sintomas psicológicos mais frequentes durante a pandemia são:

Medo;

Angústia;

Insônia;

Preocupação excessiva;

Incapacidade de relaxar;

Pensamentos catastróficos.

Para amenizar esses sintomas e outros sentimentos ruins, você precisa estar preparado psicologicamente e buscar ajuda. Ela pode partir do apoio coletivo de amigos e família e, se necessário, de auxílio profissional.

Como a Medsim pode te ajudar?

Esse é um momento delicado, no qual entendemos a fragilidade de todos frente a todas as situações trazidas pela pandemia. Por isso, esse é um momento no qual estamos trazendo mais vezes profissionais de psicologia e psiquiatria para a nossa clínica.

O confinamento também gera incertezas e inseguranças com relação ao tempo de duração, frustração financeira pela ausência do trabalho, tédio por dificuldade de gerir esse momento. Por isso, é importante que você tenha constantes sessões de psicoterapia. Assim, você diminui os sintomas causados por essas situações.

Caso as sessões de psicoterapia não sejam o suficiente, você tem a opção de consultar com um psiquiatra. O profissional de psiquiatria é o profissional indicado para curar os fatores sociais que são estressores e consequentemente desencadeadores, tão bem como motivadores de episódios depressivos e ansiosos, entre outros distúrbios.

Nesse período, também é importante se conectar com os próximos, se não for presencial, use a tecnologia a seu favor! Porém, Se conectar com especialistas é fundamental para lidar com sofrimentos e problemas emocionais e mentais mais profundos!

Se você ficou interessado, você pode agendar a sua consulta com a MedSim, entrando em contato conosco! Estamos tomando todas as medidas de higiene necessárias para lhe atender com conforto e segurança. Fique por dentro de mais novidades nas nossas redes sociais – Facebook e Instagram.


Voltar para a Listagem