Diversas especialidades médicas
ao seu alcance

A importância da higienização constante para a saúde

A importância da higienização constante para a saúde
04 Mai

A importância da higienização constante para a saúde

Durante essa situação de quarentena e afastamento social, nossos cuidados com a higiene para preservarmos a saúde e evitarmos a proliferação do Covid-19 são fundamentais. Apesar de a higiene ser necessária desde sempre no nosso cotidiano, agora se faz mais evidente.

Contudo, agora os cuidados vão além do uso de máscaras, lavar as mãos com frequência e usar o álcool gel quando ausente o sabão. Cada vez mais, as pesquisas avançam e encontram novas formas de evitarmos os riscos de contágio. Vamos ver abaixo:

Limpeza constante de objetos e materiais.

Uma pesquisa publicada pela revista New England Journal of Medicine, dos EUA, comprovou que o Coronavírus sobrevive a seguinte quantidade de tempos sob determinados materiais:

Plástico: 3 dias;

Cobre: 4 horas;

Aço Inox: 3 dias;

Aerossolizado: 3 horas;

Papelão: 24 horas.

Por serem materiais relativamente comuns no nosso dia a dia, é preciso reiterar que devemos sempre limpar locais e objetos que temos esses materiais.

As sacolas plásticas

Quando vamos ao mercado, temos de ter cuidado com as sacolas, afinal, elas podem trazer o vírus para dentro dos nossos lares. Mesmo que muitos estabelecimentos estejam com a higienização em dia, ainda se faz necessário ter cuidado. Por isso, use bolsas reutilizáveis de tecido!

Que alternativas eu tenho caso eu não as tenha?

Os cuidados que devemos caso tenhamos de usar a sacola plástica são:

Ao chegar em casa, as deposite em uma “área suja da residência” que você vá lavar posteriormente;

As esterilize usando álcool 70% e luz solar;

As reutilize apenas para descarte de lixo;

Aproveite e passe o álcool nos produtos que você comprou no mercado também!

As máscaras

Se você está saindo de casa, é importante ressaltar o decreto do uso obrigatório de máscaras de proteção quando em ambientes externos. Ela serve tanto para garantir a integridade da sua saúde como proteger as pessoas ao seu redor!

Se você está procurando máscaras cirúrgicas, não se preocupe, já existem lojas online as vendendo e feitas de tecido. Outra possibilidade é você as produzi-las em casa. No YouTube e no Instagram, muitos usuários estão ensinando como as fazer.

Cirúrgicas ou caseiras, temos de tomar precauções de higiene também.

Para usar a máscara

Em todos os aspectos, devemos ser cuidadosos. Por isso, aqui está o passo a passo para você usar a máscara de proteção com qualidade:

Lave bem as mãos antes de colocá-las;

Ela deve cobrir sempre o nariz e a boca;

Troque de máscara de duas em duas horas;

Não a remova para falar e nem toque nela enquanto a usando;

Não a deixe pendurada de forma inadequada em uma das orelhas;

Para removê-la, retire pelos elásticos, nunca pela parte da frente.

Como faço para higienizar a minha máscara caseira?

É bem fácil! Para lavar, basta deixá-la de molho por 30 minutos em uma solução que pode ser feita com água e sabão. Se você prefere usar outro produto, utilize água sanitária! Para um litro de água, a proporção é de 50 ml do produto.

Evite lavar a máscara junto de outras roupas. De preferência o faça em separado. Para secar a máscara, deixe-a no sol e lembre de passar o ferro depois!

Para guardá-la, a reserve em um recipiente plástico separado.

E as luvas de plástico?

De acordo com a OMS, as luvas são de uso obrigatório para funcionários da saúde (médicos ou enfermeiros) e profissionais que tem de lidar com alimentos (cozinheiros e repositores em mercados). De resto, apenas a boa higiene das mãos é o suficiente.

Novamente, reiteramos que todos os cuidados são necessários. Para saber mais, acesse nosso post anterior no blog sobre o Covid-19.

Para ficar por dentro de mais novidades sobre a saúde e da MedSim, nos siga nas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram.

 


Voltar para a Listagem